Sobre o Projeto

Durante os primeiros anos da educação básica, os alunos encontram-se num processo de formação básica de valores, atitudes e interesses com vista a um futuro no mundo do trabalho. Por isso, as equipas de professores e educadores devem ajudar as crianças a desenvolver atitudes positivas em relação ao trabalho, a ter orgulho nos seus esforços, a ter consciência sobre as múltiplas oportunidades de carreira e a adquirir e compreender a necessidade de possuir bons hábitos de trabalho. A primeira grande meta de um programa de desenvolvimento de carreira eficaz no 1.º Ciclo do Ensino Básico é envolver as crianças em tarefas que são importantes para uma forma de vida que se pretende venha a ser produtiva e compensadora e sobretudo, feliz. As crianças deverão ter contactos com o mundo do trabalho e os vários profissionais da sua comunidade e também familiarizarem-se com as diferentes ocupações e estilos de vida no sentido de trabalharem de acordo com o nível educacional em que estão inseridos.

Assim, os professores deverão ajudar as crianças a aprender bons hábitos de trabalho a conhecerem as responsabilidades que a sociedade espera delas, em qualquer tipo de profissão ou ocupação no seu futuro.

As crianças deverão ter consciência de que qualquer decisão que tomem no presente terá consequências para si e para os outros no futuro.

As crianças precisam de ter consciência sobre eles, de como são únicos e especiais, de como mudam e como se processa essa mudança e de como as experiências na escola podem ser usadas para explorar e preparar o seu futuro. Se acreditamos que quanto maior e melhor informação as crianças possuírem, maior será o peso destas nas suas decisões futuras, então a orientação para as carreiras no 1.º Ciclo do Ensino Básico deverá focalizar aspectos tão relevantes como um auto-conceito positivo, os bons hábitos de trabalho, a consciência da necessidade de planear uma carreira, as aptidões para tomar decisões, a interacção com a grande variedade de membros de uma comunidade e os seus recursos, o cumprimento das responsabilidades, a compreensão sobre aspectos básicos da economia e sobre atitudes e objectivos não estereotipados.

Em resumo, um programa de desenvolvimento de carreira, ajudará as crianças a aprenderem atitudes e desenvolver aptidões que os ajudarão a ser responsáveis e membros responsáveis da nossa comunidade ou em qualquer ponto do mundo onde escolherão viver no futuro.

A Rede de Escolas

Este programa de Desenvolvimento da Carreira, foi, numa fase experimental no ano de 2005/06, desenvolvido em 11 Escolas do 1.º Ciclo do Concelho do Funchal, com as características de Escolas a Tempo Inteiro. Alargado nos anos seguintes aos concelhos de Câmara de Lobos, Santa Cruz, Machico e Ribeira Brava, abrange hoje um universo de mais de 4000 crianças dos quatro primeiros anos de escolaridade.

Deste Projeto fizeram parte a Escola Básica e Secundária do Carmo – Câmara de Lobos, e a Escola Básica e Secundária Dr. Angelo Augusto da Silva, onde foram desenvolvidas a titulo experimental atividades com alunos dos 5º e 6º ano de escolaridade.

Intervenção e Programa de Atividades

Constituído por um conjunto de actividades de desenvolvimento do Auto-Conhecimento, da Exploração Educacional e Ocupacional (exploração dos diferentes percursos escolares e profissionais) e do Planeamento da Carreira e da Tomada de Decisão, o programa, procura desenvolver as competências das crianças até ao final da infância, ou seja, prevê que todas as competências sejam desenvolvidas durante os seis primeiros anos de escolaridade.

Não é intenção deste Programa, que as crianças façam escolhas prematuras, mas tão somente orientá-las no seu processo de escolha. Mais propriamente, será uma forma de as ajudar a tomar consciência das escolhas possíveis, formas de antecipar e planear o que de futuro quererão ser ou fazer. As crianças destas idades precisam também de saber que terão múltiplas oportunidades e informação que as ajudarão a fazer as escolhas quando chegar o momento certo para tal.

O conteúdo deste programa compreensivo de desenvolvimento de carreira, provem do estudo efetuado a vários programas já desenvolvidos noutros países, como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália entre outros, onde foram feitas algumas alterações e adaptações tendo em conta, tanto as competências a desenvolver como a população a quem se destina.

Não é professor da RAM, mas gostaria de saber mais sobre este Projeto? Contacte-nos!
Scroll to Top