Formação validada de 15h, dirigida a docentes
No atual contexto educativo a promoção de práticas alimentares saudáveis prevalece como uma atividade estratégica e é essencial na prevenção e no controlo das doenças crónicas não transmissíveis e deficiências nutricionais, bem como na valorização das diferentes expressões da cultura alimentar, no fortalecimento de hábitos regionais, na redução do desperdício de alimentos, na promoção do consumo sustentável e da alimentação saudável.
A educação alimentar alcançou um ponto importante no seu processo de construção. Após o percurso percorrido chega a altura de alcançar mudanças conceituais e práticas significativas, através do reforço da formação dos docentes nas áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem como fundamentais para a promoção e manutenção da saúde. Esta formação pretende promover a reflexão sobre os parâmetros de uma alimentação saudável e adequada, e a dinamização do currículo escolar tendo por eixo temático a alimentação, considerando o alimento como ferramenta pedagógica.
Mas, como o comportamento alimentar do ser humano não se resume à ingestão de alimentos, pois é um processo complexo, que ultrapassa a necessidade biológica e recebe influência de vários fatores sociais, culturais, geográficos ou afetivos, pretende-se com esta formação propor a reflexão ressaltando a importância de atuações e práticas que extrapolem a abordagem exclusivamente biológica.
Este evento reúne distintos profissionais de forma a poder permitir um entendimento mais complexo e interdisciplinar das noções implicadas nos conceitos de alimentação.
Na qualidade de educadores, é imperativo que se reflita a respeito das possibilidades existentes para extrapolar as abordagens biológicas considerando todos os outros aspetos que se associam ao ato de alimentar, e que assumam uma postura crítica a respeito da forma como a Educação Alimentar tem sido tratada nas escolas.
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