Formação realizada online, com apresentação de várias temáticas pelos intervenientes das distintas áreas relacionadas com a alimentação/nutrição/educação alimentar, através da plataforma Zoom, com emissão em direto no Youtube.
As 2.as Jornadas de Educação Alimentar são um evento formativo no âmbito do Projeto de Educação Alimentar da DRE/SRE, integrada na ERPASS. Este Projeto, dirigido aos alunos de todos os estabelecimentos de educação/ensino e de todos os ciclos de escolaridade, consiste numa proposta de intervenção em contexto escolar no sentido de promover a educação alimentar. Neste desiderato, torna-se imprescindível o apoio aos docentes que pretendam desenvolver esta temática em meio escolar, ou que pretendam aumentar os seus conhecimentos neste tema.
Defendendo que qualquer projeto de educação alimentar não deve ser fechado, pré-definido, mas capaz de se adaptar aos contextos específicos em que emerge, permitindo uma adaptação constante às necessidades dos jovens com quem os docentes desenvolvem o seu trabalho, propõe-se um abordar multidisciplinar da temática da alimentação, nestas jornadas dedicadas à sustentabilidade alimentar.
Esta formação reúne um painel com vários especialistas, de distintas áreas, com o objetivo de promover uma reflexão abrangente, tendo por base a relação entre alimentação e sustentabilidade, cuja preocupação com os alimentos que ingerimos deverá ir além de questões nutricionais, biológicas e estéticas. Pretende-se aumentar a perceção dos benefícios ambientais, económicos e sociais, assim como os benefícios para a saúde, impulsionados pela adoção de hábitos mais sustentáveis.
Esta formação surge com o intuito de gerar subsídios para futuras ações de educação alimentar e de ajudar ao desenvolvimento de alguns domínios da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, tais como o da Saúde e do Desenvolvimento Sustentável, dado que estes domínios estão relacionados com a temática da alimentação. Abre também espaço à abordagem dos princípios da economia circular e à apresentação das iniciativas desenvolvidas, em território regional e nacional, que configuram a redução do desperdício alimentar, as oportunidades existentes, os desafios ambientais, sociais e económicos encontrados, no que diz respeito à sustentabilidade do sistema alimentar. Encontra-se pertinência nesta abordagem num contexto de flexibilização da estrutura organizacional da escola, à luz do Perfil dos Alunos, que vê reflexos no trabalho docente ao nível do desenvolvimento da capacidade crítica e de uma cultura mais empreendedora, assim como a promoção de atitudes e valores culturais favoráveis à capacidade de escolhas alimentares sustentáveis e até de inovação.
Pretende-se promover uma alimentação mais consciente, porque comer conscientemente é fazê-lo de forma mais sustentável e saudável, é pensar nas consequências do ponto de vista ambiental. A sustentabilidade alimentar depende de fatores como adequação nutricional, cultura alimentar, acessibilidade, e outras preocupações como o desperdício de recursos naturais e os impactos ambientais negativos, pelo que aqui é proposto um olhar reflexivo sobre questões ambientais e de saúde, que determinam comportamentos alimentares.
Clique nas datas para aceder aos respetivos eventos no canal de Youtube do Projeto: